MOLHOS

Os molhos são preparações culinárias utilizadas para acompanhar, umidificar e condimentar os mais diversos tipos de alimentos (massas, proteínas, vegetais etc.).

 

Acredita-se que os primeiros molhos tenham sido criados pelos chineses e indianos como métodos de conservação dos alimentos. No entanto, existem relatos estabelecidos entre 500/400 a.C. afirmando que o inventor dessa preparação é o cozinheiro grego, Sicanus Lebdacus, que na tentativa de acabar com os maus odores dos seus assados, mergulhou seu carneiro sem pele em uma mistura de plantas, álcool de uvas, fazendo o maior sucesso tanto pelo sabor quanto pela eliminação dos maus cheiros e desta maneira acabou criando o molho que é utilizado hoje nas preparações.

 

Considerados “coautores” dos pratos em alta gastronomia e acompanhamento, os molhos são indispensáveis na maioria das preparações culinárias, sendo capazes de realçar o sabor, dar consistência e agregar tempero aos alimentos.

 

Por isso, é muito importante poder contar com ingredientes que conservem a qualidade e que atribuam o mesmo sabor, cor e aroma dos condimentos e produtos frescos ao produto final.