Estudo relaciona consumo de whey protein à prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes

O whey protein, um dos suplementos preferidos dos praticantes de musculação, traz muito mais benefícios ao corpo além da reconstrução dos músculos. É o que sugerem dois estudos realizados na Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Segundo a primeira pesquisa, a ingestão do suplemento antes do café da manhã também ajuda a prevenir diabetes do tipo 2.

A substância, que é normalmente comercializada em pó, contém a proteína do soro do leite e tem um importante papel na reconstrução do músculo, que é lesionado após o treino. Na pesquisa, que tinha como participantes homens obesos, a substância também se revelou eficiente em equilibrar o nível de açúcar na corrente sanguínea.

Uso de suplemento alimentar pode ajudar a evitar diversas doenças, segundo estudo divulgado pela revista Diabetes Times.

PREVENÇÃO DO DIABETES

Segundo a revista Diabetes Times, o primeiro estudo tinha como base 12 homens obesos, que foram divididos em dois grupos. O primeiro deles descansou por 30 minutos, enquanto o segundo deveria andar em uma esteira durante esse mesmo período de tempo. Logo após, alguns desses participantes receberam cerca de 20 gramas de whey protein e outros receberam um placebo antes de comerem um café da manhã com grandes quantidades de carboidrato.

Os resultados apontaram que aqueles que consumiram o suplemento não tiveram um pico de açúcar após a refeição.

 

EQUILÍBRIO DO NÍVEL DO AÇÚCAR

Já o segundo estudo da Universidade de Newcastle contou com 11 homens que possuíam diabetes tipo 2, e cada um deles recebeu 15 gramas de whey protein. Os resultados, que foram apresentados na Conferência de Profissionais de Diabetes do Reino Unido, apontam que os níveis de açúcar dos integrantes se mantiveram equilibrados e estáveis. A pesquisa também revelou que os participantes se sentiram saciados durante mais tempo, evitando o desejo excessivo por comida.

 

BENEFÍCIOS CARDIOVASCULARES

Uma pesquisa publicada em outubro de 2016 pela universidade de Reading, também no Reino Unido, já havia comprovado alguns dos benefícios que o whey protein tinha para o coração. Segundo o estudo, o uso do suplemento abaixa a pressão arterial, o colesterol e torna os vasos sanguíneos mais saudáveis, evitando o risco de doenças cardíacas. Dos participantes, aqueles que consumiram o suplemento reduziram em 8% a chance de desenvolver um problema cardíaco fatal.

 

Fonte: Capital News.