Mitsubishi lança embalagens de alimentos que absorvem oxigênio

A Mitsubishi Gas Chemical America Inc. introduziu uma solução de embalagem flexível que absorve oxigênio – a NutraSave – no mercado norte-americano. A novidade é capaz de ‘mais do que dobrar’ a vida útil dos produtos alimentícios, incluindo os lácteos pasteurizados.

A NutraSave substitui a necessidade da embalagem típica com a sua tecnologia de absorção de oxigênio. Também, substitui o saquinho tipicamente encontrado em produtos alimentícios que visam a extensão do prazo de validade. “Há um pouco de estigma [associado às embalagens]”, disse Sean Hael, gerente de marketing e vendas da Mitsubishi Gas Chemical.

 

Embalagem NutraSave.

 

A tecnologia de resina de absorção de oxigênio da NutraSave está incorporada na embalagem flexível, eliminando a necessidade de colocar um pacote ou sachê no alimento e a necessidade do uso de mais sódio, especiarias e outros aditivos para neutralizar os efeitos do alto calor exigido no processamento da embalagem.

A tecnologia é atualmente usada no Japão, onde a Mitsubishi vende como embalagem terminada, mas para o mercado dos EUA, a empresa lançou o NutraSave em formato de resina para trabalhar com conversores de embalagens e pode funcionar eficientemente em sistemas de processamento existentes, de acordo com a empresa.

A Mitsubishi Gas Chemical está focada no mercado norte-americano de embalagens de retorta, que é avaliado em US$ 41 bilhões e deverá crescer 6,7% anualmente até 2020, de acordo com um relatório da Markets and Markets. “Aqui nos EUA, queríamos abrir e vender apenas a resina para que os processadores se conectassem com seus clientes”, disse Hael.

 

MAIS USOS

A NutraSave teve sucesso na prevenção de produtos alimentícios sensíveis ao oxigênio, como sopas, molhos, barras de proteína e alimentos para bebês. Na PackExpo, a empresa discutiu aplicações adicionais, como queijo embalado em temperatura ambiente, bem como aplicações em iogurte de beber ou de comer com colher, segundo Hael.

“O que nós queremos fazer é estender a vida útil a um ponto em que as pessoas não precisem ter prazos de validade curtos e extremamente conservadores”. Enquanto a tecnologia de resina só está disponível para soluções de embalagens flexíveis, como bolsas, a NutraSave pode eventualmente ser incorporada em outros formatos, como em tampas de iogurte ou recipientes rígidos.

 


Fonte: Dairy Reporter